Legalizar documentos estrangeiro pode não ser tarefa fácil!
Especialmente quando em meio ao planejamento de viagem, recebe-se a informação de que a burocracia brasileira é maior do que se imaginava.
Quando se tem mais de 2 ou 3 países envolvidos então… muita paciência e disposição para “desenrolar” a documentação.
A legalização de documentos
A legalização é uma exigência de diversas leis compiladas, um procedimento de reconhecimento de autenticidade de documentos de outros países, feitos no Brasil ou no Exterior para que possam ser utilizados fora do território de origem (fora do país que foi emitido).
Por exemplo:
Um diploma universitário brasileiros precisa ser legalizado para produzir efeitos em outros países, assim como diplomas de outros países precisam ser legalizados no Brasil para serem reconhecidos e possibilitarem o exercício da profissão.
Significado dos termos
Os termos utilizados para o reconhecimento de documentos estrangeiros parecem joio e trigo, então, atenção para a diferença de significado dos termos abaixo:
Reconhecimento de firma: processo pelo qual um Cartório de Ofícios e Notas reconhece, por autenticidade ou semelhança, a assinatura do responsável pela emissão de um documento.
Confirmação de autenticidade: processo pelo qual um Cartório de Ofícios e Notas ou um Notário Público confirma, por meio da página eletrônica da autoridade emissora, a autenticidade de um documento digital (código de verificação vinculado ao documento).
Autenticação de cópia: procedimento pelo qual um Cartório de Ofícios e Notas ou Notário Público atesta a fiel reprodução (cópia) de um documento.
Legalização consular: reconhecimento de assinatura em documentos por autoridade consular estrangeira.
Importante:
Cabe ao interessado apresentar à autoridade do país de destino os documentos no Brasil, a fim de obter a legalização consular, que complementa o processo. Esse procedimento é dispensado, em princípio, quando houver Acordo de cooperação entre os países envolvidos.
Veja alguns:
Brasil e Argentina celebraram um Acordo em 2004, que simplifica legalizações em documentos públicos. Por isso, documentos destinados à Argentina são submetidos a um critério específico de legalização um pouco menos burocrático.
Brasil e França celebraram um Acordo de Cooperação em 2000, que estabeleceu a dispensa de legalização de atos públicos expedidos no Brasil, mas exigiu outro procedimento a ser trilhado.
Documentos estrangeiros também precisam ser legalizados para serem apresentados no Brasil.
Um exemplo clássico é o apostilamento de documentos brasileiros para cidadania europeia, e posteriormente, o apostilamento de documentos europeus para apresentar e atualizar dados no Brasil.
No Brasil, os apostilamentos são realizados nos cartórios ou tabelionatos.
Normalmente o serviço não é realizado no mesmo dia, podendo apresentar um prazo de até 5 dias úteis, dependendo de cada cidade.
Mas, há casos também, quando o brasileiro fora fora do país, que por algum motivo, precisa reconhecer ( registrar ou legalizar) um documento no Brasil, como um diploma de mestrado, certidão de casamento, por exemplo, e neste casos, é necessário que seja feito em Brasília!
Não deixe que a burocracia se torne um obstáculo.
Nós registramos documentos internacionais em Brasília e oferecemos consultoria on-line especializada para facilitar todo o processo.
Entre em contato conosco e garanta que sua documentação esteja em ordem para ser aceita em qualquer lugar do mundo.
Fale com um de nossos especialistas!
Simplifique sua Jornada com nossa Consultoria Jurídica Internacional Avançada
Para brasileiros que vivem fora do Brasil ou que já retornaram, enfrentar a burocracia de legalização de documentos pode ser exaustivo e cheio de incertezas.
Muitos se preocupam com a possibilidade de precisar retornar ao Brasil ou enfrentar longos trâmites cartorários complicados e confusos.
É aqui que entramos.
Como podemos ajudar você a enfrentar esse processo com segurança e tranquilidade?
Nossa equipe experiente e dedicada está pronta para oferecer suporte em cada passo, trazendo soluções práticas e descomplicadas para o seu caso:
Simplicidade e Agilidade: Nossa metodologia é 100% digital, permitindo que você gerencie tudo de onde estiver, sem o estresse da burocracia cartorária brasileira. Facilitamos sua experiência para que tudo seja rápido, seguro e conveniente, com suporte em todo Brasil, incluindo Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Assessoria Jurídica Especializada: Respondemos a todas as suas perguntas sobre documentos estrangeiros e internacionais, registrados no consulado ou não com um atendimento personalizado e estratégico, dependendo da sua necessidade (casamento, divórcio, inventário, reconhecimento de diploma de mestrado, cidadania, etc).
Experiência e Expertise: Asseguramos que seu documento estrangeiro tenha validade no Brasil e no Exterior, de forma discreta e totalmente segura.